Te amo, minha avó

abril 2, 2009 às 8:37 pm | Publicado em Desabafo | 4 Comentários

O sofrimento começou em outubro do ano passado. A descoberta do câncer foi como um soco em nossos corações. O costume de evitar falar o nome da doença tornou-se uma forma, inútil, de amenizar a dor e o tamanho do problema. O tumor apareceu no útero, mas espalhou-se para a vagina, pelve, bexiga e o pulmão. Para não nos preocupar, não reclamava em instante algum.

Fiquei como acompanhante durante três meses. Os primeiros dias pareciam infinitos. Com o passar do tempo fui me acostumando. O hospital tornou-se minha casa. Lá eu passava o dia, a noite, estudava, comia, dormia, conversava com as pessoas maravilhosas com as quais fiz amizade e acompanhei o sofrimento de vários pacientes e acompanhantes.

Banhos, sempre no leito, assim como as trocas de fralda. Isso, para ela, que era uma mulher ativa, independente e que sempre segredou que seu maior medo era parar em cima de uma cama e depender dos outros, era extremamente difícil de aceitar.

No começo, ainda conseguia comer sozinha. Porém, suas forças foram sendo consumidas e já não aguentava mais nem erguer a colher até à boca. Então, como quando eu era criança, dava comida em sua boca e líquidos com canudinho. A fraqueza ia chegando e a dificuldade de engolir também. Pedi para virem sopas bem líquidas. A força para chupar o canudinho também acabou: comecei a dar tudo que vinha em pequenos goles. Depois, parti para pequenas doses de líquidos com a ajuda de seringas. No final, a sonda pôs fim aos meus cuidados mais próximos. Sua voz, gradativamente ia sumindo. E a esperança ia embora com a mesma rapidez com que vinha.

No dia 15 de fevereiro, um dia após meu aniversário, minha amada e inseparável avó faleceu enquanto meu tio a acompanhava. O sofrimento acabou em meio a uma sensação de alívio. Agora somos apenas minha mãe – uma mulher incrível – e eu.

Ficam as boas recordações, os ensinamentos e a esperança de que um dia me torne uma mulher forte, de caráter, simpatia, carisma e humildade incomparáveis, da mesma forma como minha querida avó.

Em 31 de março ela completaria 69 anos, dedicados exclusivamente à família e aos amigos.

Descanse em paz, vozinha. Você é muito especial para mim e eu te amo demais.

4 Comentários »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

  1. Ai Betinha, que triste! Meus pêsames, que sua vó querida descanse bem e em paz. :/

    Mas vamos mudar de assunto, eeeeeeee!!! hahahaha
    Sobre aquele post das estampas, eu também acho o máximo nos outros mas sou meio receosa pra usar haha! Adoro oncinha, adoro, mas não tenho nada! Sou louca por uma sapatilha assim haha

    Beijãooo!

  2. Que a sua avó está em um lugar melhor que nós eu posso garantir, amiga.

    E espero que ela tenha encontrado o descanso que ela tanto procurava, depois de meses de sofrimento.

    Beijos!

  3. Oi Ro. Achei muito legais os textos que eu vi. (Que pra ser sincero, foram poucos).Mas bem se vê que foi você que escreveu. Dá pra reconhecer teu jeitinho. Rsrs. Bjus.

  4. Goostei muito da tua historia e compreendo muito bem a dor que é
    pois eu tambem perdi a minha avó
    Ela tinhaa um cancro
    doenças tao horriveis
    ela já estava internada qando eu estava para nascer
    o meu pai ia ve-la todoos os dias
    mas no dia qe eu nasci foi 1º o meu tio
    e entao deu a novidade a minha avó
    que ja tiinha mais uma netinha
    minha avó mal falava
    estava fraca sem forças nenhumas
    as ultimas palavras dela foram qe estava feliz por eu ter nascido
    No dia a seguir faleceu
    Isto ainda me atormenta
    acham estranho nao a ter conheçido e ter tantas saudades
    mas apenas sei qe ela era uma mulher de forças e lutou ate aoo fim

    tenho muiito orgulho nelaa
    eu Amo-te minha avó


Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com. | O tema Pool.
Entradas e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

